Associação
Fraternidade

Notícias

15/08/2019
"Barco Hospital Papa Francisco" será inaugurado oficialmente em Belém
Cerimônia de inauguração acontecerá neste sábado, 17, e contará com a presença de autoridades da Ministério Público de Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas-SP.
Neste sábado, 17, será inaugurado do Barco Hospital Papa Francisco, às 16h, no Hotel Grand Mercure, A cerimônia contará com a com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Bispo Diocesano de Óbidos e Presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Frei Bernardo Bahlmann e do Presidente Nato da Associação e Fraternidadem Frei Francisco Belotti idealizador do projeto. Também se fará presente o Monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como autoridades do MPT e do TRT e Governo Estado do Pará.

O Barco Hospital Papa Francisco percorrerá o Rio Amazonas, levando saúde e assistência médica às comunidades ribeirinhas. As ações contemplam consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, exames e diagnósticos com a missão de chegar as pessoas mais necessitadas, as que tem pouco ou nenhum acesso ao atendimento de saúde na região amazônica. Os voluntários que fazem parte deste projeto são missionários e religiosos que responderam ao chamado de Deus, para missão de levar assistência médica à população ribeirinha ao longo da Região Amazônica.

Ação Social em Belém

A primeira ação na capital belenense será no domingo, 18, com celebração eucarística em ação de graças, às 8h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Cidade Velha) e ao longo do dia haverá a “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital. O momento terá assistência à população mais necessitada com atendimentos médicos, clínico geral, neurologia, odontologia, raio-x, mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, cirurgias de baixa e média complexidade, entretenimento para crianças, atendimentos espirituais e muito mais. Todas as ações são gratuitas.

A programação é fruto de uma parceria entre a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e Arquidiocese de Belém do Pará e contará com diversos apoiadores dos diversos setores.

Barco Hospital Papa Francisco

Os recursos para a construção do Navio Hospital são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Quimica) e Basf S/A e o Ministério Público do Trabalho. O projeto total está orçado em R$ 24,5 milhões, foi construído em Fortaleza, no Ceará, o Barco Hospital surgiu a partir do encontro com o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude 2013, que no período visitou nosso hospital, no Rio de Janeiro, e questionou se a Associação já estava na Amazônia. A partir desse encontro iniciou-se, com o Dom Bernardo Bahlmann, juntamente aos demais religiosos da Fraternidade, a idealização do projeto com a missão de levar atendimento à população ribeirinha.

Estrutura

O Barco Hospital Papa Francisco tem o comprimento de 32 metros e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para os seguintes serviços médicos: raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. Saiba mais sobre o projeto.

A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus desde 1985 realiza trabalhos direcionados a levar saúde básica, como ambulatórios, pronto socorro, farmácia, abrigos e comunidade terapêuticas, tem sede em Jaci (SP), já está presente no Pará, Goiás, Paraná, Ceará e Rio de Janeiro.

Programação:


Sábado – 17/08
10h – Barco Hospital aberto à visitação
Local: Escadinha da Estação das Docas

16h – Cerimônia Oficial de Inauguração

18h – Coquetel
Local: Hotel Grand Mercure (Avenida Nossa Senhora Nazaré, 375, Nazaré)

19h – Benção do Barco e entrega da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré
Local: Escadinha da Estação das Docas

Domingo – 18/08
8h – Missa em Ação de Graças pelo Barco Papa Francisco
Local: Igreja do Nossa Senhora Carmo (Tv. Dom Bosco – Cidade Velha)

9h – Ação solidária atendimento à população mais necessitada (atendimentos médicos, consultas, exames e diagnósticos, ação missionária nas ruas da cidade velha, atendimentos e aconselhamentos espirituais, brincadeiras lúdicas para crianças)
Local: Porto do Palmeiraço (Cidade Velha)



Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas