Associação
Fraternidade

Notícias

25/07/2018
Frei Francisco visita povo Tiryó entre Brasil e Suriname
Presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus está em missão com outros frades para conhecer a vivência do povo indígena, principalmente na região do Pará, onde já atua há cerca de 04 anos em dois hospitais
O presidente-nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, está em missão no noroeste do Pará, onde vivem os Tiryó, um grupo indígena que compartilha a faixa oeste do Parque Indígena de Tumucumaque (PIT) localizado entre Brasil e Suminare, desde o final dos anos 1960, com os grupos Katxuyana e Txikuyana, assim como com alguns membros dos grupos Ewarhuyana e Akuriyó.


A
missão do frade franciscano de Jaci/SP, região de São José do Rio Preto/SP, em terras indígenas é a de conhecer a realidade vivida pelo povo e estudar maneiras de contribuir para a assistência e a saúde, já que Associação e fraternidade estão em missão no Pará, na região amazônica, há cerca de 4 anos.


Frei Francisco assumiu
a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos como entidade apoiada em 2014 e o Hospital 9 de Abril na Providência de Deus em Juruti em meados de 2015. Para a mesma região, segue em produção o Barco/Navio Hospital “Papa Francisco”, que tende ser inaugurado em janeiro de 2019.


Fomos muito bem recebidos. Os caciques, em reunião, já nos manifestaram seus desejos: Não querem que os frades saiam da região, gostariam de irmãs para ensinar trabalhos manuais e alfabetizar as crianças. Querem um padre para que aprendem a fé e a leitura da bíblia, uma capela para que os filhos aprendem a amar a Deus”, disse Belotti.


Mas, não é somente na fé os anseios do
povo Tiriyó, explica o franciscano. As necessidades no local são inúmeras e as dificuldades também. Na área da saúde, não há quase nada de assistência. “Existe um ambulatório, mas está fechado. Quando precisam de médico é uma luta”, ressaltou.


A visita está sendo acompanhado por frades da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e por Dom Bernardo Bahlmann, Bispo da Diocese de Óbidos/PA.
No Parque Tumucumaque se falam muitas línguas. Atualmente, a Província Franciscana de Santo Antônio de Recife atua no local.


Colocamos os nossos sonhos e ideias de interpretar aquilo que a Divina Providência quer de cada um de nós e da nossa Associação e Fraternidade”, conclui Frei Francisco ao relatar o primeiro dia em missão.


Doação

Para ajudar as obras da Associação e Fraternidade basta acessa o site: www.franciscanosnaprovidencia.org.br/doacao ou entrar em contato pelos telefones (17) 3283-9070 ou WhatsApp (17) 98157-1414.



Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas