Associação
Fraternidade

Notícias

03/08/2016
Fraternidade São Francisco de Assis se reúne para 2º Capítulo Geral
Em momento histórico, mais de 60 membros participam em 10 dias do Capítulo que vai apontar os novos caminhos da vida em fraternidade e da missão

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus está em festa. Isso por que, de 03 a 11 de agosto, acontece o Segundo Capítulo Geral da constituição da congregação, que vai apontar os novos caminhos da missão e da vida religiosa, da fraternidade e seus membros.


Com o tema: “Identidade na Missão” e o lema: “Misericordiosos com o Pai” (Lc 6,36), participam da assembleia 51 frades, 11 postulantes, 4 pré-noviços, 2 pré-postulantes, 2 irmãs e 2 pré-postulantes mulheres. No dia 11 de agosto, Festa de Santa Clara, o capítulo terá a participação de leigos parceiros da fraternidade. O encerramento contará com uma missa em Ação de Graças pelo marco histórico, celebrada e televisionada, ao vivo, na sede da Rede Vida em São José do Rio Preto, às 19h.


De acordo com o guardião geral e fundador da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, Frei Francisco Belotti, os capítulos franciscanos são sinais de singular exemplo do espirito de fraternidade e podem ser ordinário, extraordinário, de negócios e eletivos.


“Neste segundo capítulo, escolheremos nosso novo conselho, que terá missão de custodiar, que significa vigiar, isto é, ser sentinelas do carisma aplicado na missão, sem nunca perder nossas origens. Vamos fazê-lo com muita responsabilidade, iniciando com a carta de renúncia, como gesto de despojamento e abandono total nas mãos daquele que nos chamou e nos segura pela mão”, explicou.


Os capítulos na vida das congregações e instituições religiosas é previsto no Código Canônico da Igreja Católica Apostólica Romana e está citado no Artigo 2:


631 § 1. O capítulo geral mantém a autoridade suprema na instituição religiosa, de acordo com suas constituições. Deve se elaborar, de maneira que, representando toda instituição, seja verdadeiro sinal de sua unidade na caridade. Compete ao capítulo, sobretudo defender o patrimônio da instituição de que trata o c.578, e procurar a renovação de acordo com o mesmo, eleger o superior geral, tratar dos assuntos mais importantes, assim como, ditar as normas que sejam obrigatórias para todos”. 

 

 

Cronologia Franciscana

A origem dos capítulos na vida franciscana teve início com São Francisco de Assis. Tomás Celano conta que Francisco conclui o primeiro capítulo quando a fraternidade já contava com oito frades. “Ide, caríssimos, dois a dois, por todas as partes do mundo, anunciando aos homens a paz e penitência para remissão dos pecados”, aponta Celano, sendo a frase de São Francisco dada como missão aos seus irmãos.


Anos depois, o segundo capítulo, ou a segunda reunião, teria acontecido por manifestação da vontade de Deus. São Francisco deseja em suas orações rever seus irmãos e, “bem depressão sem que ninguém os chamassem, eles se encontraram dando graças a Deus”.


Em 1.212, São Francisco teria determinado dois capítulos anuais: um em Pentecostes e outro em setembro na Festa de São Miguel Arcanjo. A história conta que cerca de 300 frades estiveram reunidos.


Em 1.216, afirma Jacques de Vitry, que os frades se reuniam uma vez ao ano, em lugar marcado, para comemorarem juntos, rezarem, promulgar e reformular as leis.


No ano de 1.217, para facilitar o governo, a ordem de São Francisco teria sido dividida em Províncias, devido o número de frades. É nesse momento que inicia os Capítulos Gerais, formando os ministros e capítulos provinciais.


Em 1.223, o Capítulo Geral da ordem de Francisco passa ser realizado a cada três anos na Festa de Pentecostes e em 1.239, ao encerrar o mandato de Frei Elias, foram promulgadas as primeiras constituições gerais da Ordem de São Francisco.    



Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas