Associação
Fraternidade

Notícias

19/11/2014
ALSF celebra 15 anos à frente do Hospital São Domingos
Unidade de Nhandeara chega ao “Jubileu de Cristal” com média de 4,5 mil atendimentos emergenciais por mês
A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF) completa 15 anos à frente do Hospital São Domingos na Providência de Deus, em Nhandeara. 
 
A unidade chega em 19/11/2014 ao “Jubileu de Cristal” como referência para nove municípios da região, além das demandas espontâneas de cidades próximas, com uma média de aproximadamente 4,5 mil atendimentos emergenciais por mês.
 
A qualidade e a imagem do hospital perante a sociedade nos dias atuais é muito diferente da encontrada em 1999, quando Frei Francisco Belotti, presidente-nato da ALSF, assumiu a unidade.
 
Naquela época, o local enfrentava sérios problemas estruturais, trabalhistas e financeiros, com um montante de dívida que ultrapassava os R$ 2,3 milhões.
 
Por intermédio do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a houve a mudança na administração passando a gestão para a ALSF.
 
A primeira atitude foi efetuar o pagamento dos salários e benefícios do INSS atrasados de todos os funcionários, além de saldar as dívidas com fornecedores e pagar 25 ações trabalhistas, execuções fiscais, dívidas com a receita federal, conselho regional de farmácia e títulos protestados.
 
Resolvidas às questões financeiras, a nova diretoria passou a reformular por completo a estrutura física do prédio. A ala verde, destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi reformada, mobiliada e, com o auxílio da comunidade de Nhandeara, todos os quartos contam hoje com ar condicionado, televisão e frigobar.
 
A ala dos convênios era a mais deteriorada, com paredes descascadas e vazamentos de esgoto. Atualmente, está reformada e com novas mobílias, em condições adequadas para internações em diversas especialidades médicas.
 
O Centro Cirúrgico foi ampliado e agora tem capacidade para uma média 35 nascimentos e 60 cirurgias de pequena e média complexidade por mês.
 
Houve evolução também no serviço de Diagnóstico por Imagem, após a aquisição de um aparelho de Raio-X e de Ultrassonografia. Com estes aparelhos, são realizados mais de 1,3 mil exames mensais.
 
Preceitos cristãos
 
Todas as benfeitorias foram realizadas sem deixar de lado a dimensão religiosa, que é um dos valores da Associação. Para reunir pacientes, acompanhantes e colaboradores em torno de atividades cristãs, foi construída uma capela no interior da unidade, “para que Jesus ocupe o merecido lugar entre nós”, relata a administração.
 
“Atualmente o hospital reconquistou sua credibilidade, aumentando consideravelmente nosso número de atendimentos, contando com mais especialidades médicas, mais exames e mais qualidade nos atendimentos”, analisa a diretoria do hospital.​
 
Celebração
 
Para comemorar a data uma missa foi celebrada nesta quarta-feira (19/11) por Frei Francisco Belotti, com a presença de colaboradores, pacientes, religiosos e acompanhantes. 

Texto: Iury Gregi
Edição Paulo Fernandes
Fotos: Emerson Vieira
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas