Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

02/08/2016
NEUROCIÊNCIA INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
A inteligência espiritual quando praticada pode mudar conceitos importantes a cerca de nossas atitudes.
A área espiritual é um tema muito polêmico. Muitos neurocientistas, psicólogos, neurologistas têm realizado pesquisas a cerca da existência de Deus, os efeitos que a espiritualidade tem sobre as pessoas que as praticam. Uma pesquisadora da Inglaterra, Danah Zohar especialista em  filosofia e física quântica  e Ian Marshall especialista em  psiquiatria  lançaram um livro chamado: Inteligência Espiritual.

Na década de 20 foi descoberto que os seres humanos possuíram o quociente intelectual; é a área cerebral na qual o indivíduo possui habilidades de racionalizar, ou seja, racionar sobre determinados problemas, tomar decisões mais objetivas e resolver problemas lógicos. Muitos indivíduos têm dificuldades de estimular e de desenvolver o quociente intelectual por sérios fatores externos como: dificuldades de lidar com as pessoas, conflitos familiares, sedentarismo e também internos, que chamo de bloqueio da janela intelectual por falta de motivação, traumas na infância ou até mesmo na fase adulta, que bloqueiam as atividades cerebrais inibindo as atividades intelectuais dificultando tomadas de decisão, desenvolvendo, medos que paralisam as habilidades de raciocinar.

O segundo quociente é o emocional; esta área cerebral esta ligado a processos sentimentais, é responsável também pela percepção ação e reação. Muitos indivíduos tem o quociente emocional mais desenvolvido devido ao estilo de vida e as vivencias que estimulam este campo cerebral, desencadeando desestabilidade emocional por se tratar de sentimentos. Os seres humanos nos dias atuais não conseguem lidar com as próprias emoções. Resultado disso é o estresse, conflitos internos e externos desencadeando insatisfação, tristeza, faltam de motivação, pressão familiar, psicológica e econômico, resultando em depressão. O quociente emocional pode estar ligado a resultados físicos, de pessoas apresentando parestesias, dores estomacais, vertigens, tremores e sudorese. Existem estudos de casos de pessoas que em níveis elevados de estresse pós-traumático apresentam desmaios, que após realizarem diversos exames não constataram nenhuma doença de base comprovando assim a importância de olhar o ser humano no seu todo, físico, psíquico e espiritualidade, não somente dando ênfase nas manifestações fisiopatológicas.; pois devido a altas tensões emocional evidenciando que todos estes eventos fisiológicos estão relacionados a processos emocionais. A área emocional é a área que mais tem preocupado os pesquisadores e a população. A Falta de controle emocional tem desencadeado processos agressivos, problemas psicopatológicos. A inteligência emocional ativa a adrenalina que é o neurotransmissor do mal humor, irritação, agitação e agressividade e esta liberação tem influenciado na desestabilidade emocional da vida .

O ultimo quociente descoberto recentemente pelos cientistas que não é tão novo assim é o quociente espiritual. Através de testes de ressonância magnética foi observado determinadas regiões no cérebro dos seres humanos que passaram por momentos espirituais. O córtex pré frontal é responsável pelo planejamento e atenção como esta ligado a tarefas cognitivas. Foram observados que em estado de meditação, oração e momentos de reflexão espiritual esta região cerebral são ativadas. Além dessas ativações cerebrais a reflexão tem a capacidade de diminuir varias reações neuroquímicas controlando a dopamina que é o neurotransmissor 
do sono, controle emocional, tranquilidade e bem estar. A inteligência espiritual tem a capacidade de tocar a alma.

Não podemos confundir a inteligência espiritual com inteligência emocional. A inteligência espiritual tem a capacidade de fazer com que o ser humano faça uma reflexão de sua vida pessoal levando o indivíduo a momentos de questionamentos sobre sua vida pessoal, profissional e familiar. A inteligência espiritual quando praticada pode mudar conceitos importantes a cerca de nossas atitudes. Podemos rever o nosso interior e modificar o percurso de muitos transtornos emocionais causadas por múltiplas-atividades ou seja, não descarto a possibilidade das pessoas buscarem ajudas médicas e terapeutas, mas também sugiro que a espiritualidade e direção espiritual tem a capacidade de fazer com que o ser humano mergulhe em seu interior; a busca por lugares mais tranquilos pode transformar nossas vidas porque o ambiente pode proporcionar uma boa reflexão. A prática é o ápice da vida espiritual. Quanto mais praticamos mais equilibrados nos tornamos para tomar certas decisões em nossas vidas. Ao praticar a meditação da palavra de Deus diariamente você faz uma viagem interior mantendo seus estados emocionais em organização, evitando os picos de estresse. Se você não tem esta prática, comece lendo um bom livro religioso. Faça perguntas relacionadas a leitura do livro, o que achou? Qual a frase que mais te marcou? O que você levaria para sua vida cotidiana do livro que leu? Pense e reflita. Antes de tomar decisões procure ficar um tempo sozinho e pense em você; pegue a palavra de Deus e peça inspiração. Viva, seja feliz, reflita, viva em harmonia com a vida e com as pessoas. Vale a pena!




Frei Mariano Freitas (Farmacêutico e Bioquímico)

Paulo Ricardo Freitas Virginio

CRF 35592

Farmacêutico e Bioquímico

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas