Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

23/07/2016
Pai Nosso
Senhor, ensina-nos a rezar!
Paz e Bem!

Amados irmãos e irmãs, a liturgia desse domingo nos convida à refletirmos sobre um tema importante de nossa fé: a nossa vida de oração. Durante a leitura dos textos sagrados podemos perceber os exemplos de Abraão e também de Jesus sobre a importância da oração e isso nos ensina que a nossa atitude deve ser uma atitude de diálogo com Deus, de abertura da mente e do coração.            

No evangelho de hoje Jesus está no monte, está em oração, em diálogo com o Pai e essa é uma das virtudes de Jesus, está sempre em sintonia como Pai.
Assim, ao descer do monte os discípulos pediram: Senhor, ensina-nos a rezar!  Jesus prontamente ensinou aos seus discípulos e depois a todos nós rezarmos a grande oração do amor, a chamarmos Deus de Pai e nos convida a repartirmos o pão.

Disse-lhes Jesus:

«Quando orardes, dizei:

‘Pai, Santificado seja o vosso nome;

Venha o vosso reino; Dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência;

Perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’ ».

Através dessa bela Oração ensinado por Jesus: podemos aprender que fazemos ao Pai sete pedidos. Vejamos, para que nossa Oração seja mais forte e chegue ao céus ao Coração do Pai:

1.      Santificado seja o vosso Nome

O primeiro pedido é um louvor e uma ação de graças, pois santificar o nome de Deus é reconhecer com gratidão toda a obra de revelação, de salvação e de santificação que Ele fez em nosso favor.

2.      Venha a nós o vosso Reino

O Segundo pedido deseja a vinda plena do reino e, ao mesmo tempo, se comprometem por viver de acordo com a sua realidade no hoje, na expectativa final onde Deus será tudo em todos.

3.      Seja feita a vossa Vontade

A vontade do Pai nos foi revelada por Cristo como realidade salvífica universal e como mandamento de amor. Jesus é a máxima expressão do cumprimento da vontade do Pai e, na unção do Espírito, a Igreja prolonga esta vida de obediência.

4.      O pão nosso de cada dia nos dai hoje

Quando pedimos a Deus o pão, confessamos que Ele é o Deus bondoso que cuida de nós, seus filhos amados, e que nos dará aquilo que nos é necessário para vivermos. Esta prece nos liberta da escravidão pelos bens, pois coloca nossa segurança em Deus.

5.      Perdoai-nos as nossas ofensas

Este pedido confessa, ao mesmo tempo, a nossa condição de homens fracos e pecadores e a condição misericordiosa de Deus. Temos a certeza de que Ele está sempre disposto a nos perdoar. Contudo, Ele nos coloca diante de uma condição: “como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Devemos entrar na mesma dinâmica, na qual oferecemos aos irmãos aquilo que queremos de Deus: o perdão.

6.      Não nos deixeis cair em tentação

Este pedido quer evitar que caiamos, à semelhança de nosso pais (cf. Gn 3), no pecado. A tentação é aquela insinuação que é feita a nós, para que consintamos em escolher como bem aquilo que não corresponde à vontade divina. Jesus, nesta oração, nos ajuda a reconhece a necessidade do dom da fortaleza, da perseverança e do discernimento para não nos afastarmos da vontade de Deus.

7.      Mas livrai-nos do mal

Este último pedido se refere ao diabo, aquele que se atira no meio do plano de Deus e da obra de salvação realizada em Cristo (cf. CIC, nº 2852). Com esse pedido, Cristo entrega à Igreja uma oração na qual se pede para que os homens sejam libertados de todos os males, presentes, passados e futuros, trazendo a miséria do mundo e apresentando-a a Deus.

 

               Assim, aprendemos um pouco mais sobre a beleza da oração do Pai nosso e que devemos buscar rezar mais com a alma e com o coração, não só como parte da missa e de nossas orações de Cristão. Precisamos adentrar no mistério da intimidade de Deus, como dizia Santa Edith Stein (Teresa Benedita da Cruz): "O lugar de cada um de nós depende unicamente da nossa vocação. A vocação não se encontra simplesmente depois de ter refletido e examinado os vários caminhos: é uma resposta que se obtém com a oração”.

 

               Um forte abraço ao teu coração!

 

               Frei Joel Souza, fnpd

 

 

 

 

 

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas