Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

12/07/2016
Neurociência Comportamental
Acreditamos que uma vida saudável pode contribuir para o bem estar das pessoas.

O ambiente em que nós vivemos tem mudado o seu formato. Cada dia que se passa vivemos em ambientes de estresse. Vivemos estressados no ambiente de trabalho, vivemos momentos estressantes no seio familiar, lidar com os filhos ou até mesmo com nossas próprias emoções não é uma tarefa fácil. Eu, como Religioso com formação na área de farmácia e bioquímica tenho investigado o mundo corporativo e os ambientes estressantes na qual os colaboradores têm vivido. Muito interessante perceber que muitos dos colaboradores/funcionários trazem condutas estressantes de seus próprios ambientes familiares e assim refletindo sérios problemas no ambiente de trabalho ocasionando dificuldades em lidar com as pessoas e diminuindo o seu empenho profissional. Todas estas condições de estresse estão muito ligadas com o ambiente e forma de lidar com os problemas do dia a dia.

O ambiente de estresse tem a capacidade de desencadear reações químicas principalmente na área da neuroquímica na qual desencadeia estímulos do Sistema Nervoso Central causando vários transtornos emocionais no ambiente de trabalho. Quando nos encontramos em ambientes de estresse intenso liberamos vários mediadores químicos que tem efeitos psicofisiológicos. No estresse liberamos um hormônio chamado de cortisol. Este hormônio é o hormônio do estresse. O cortisol é liberado nas glândulas suprarrenais, este hormônio tem ação de fazer vasocontrição, ou seja, estreitamento dos vasos renais elevando a pressão arterial. O cortisol estimula a gliconeogênese no fígado produzindo glicose resultando em aumento de peso.

Dopamina é um neurotransmissor responsável pela aprendizagem, humor, emoções, cognições e outras ações, porém em situações de tensão liberamos com maior intensidade a dopamina influenciando no humor, falta de controle emocional, perda de cognição mas em situações agradáveis ela promove bem estar. Está comprovada que em ambientes de estresse liberamos estes neurotransmissores que podem causar o aumento de várias substâncias que atua no comportamento humano trazendo serias consequências psicológicas atrapalhando todo o desempenho do indivíduo em suas atividades. A elevação da dopamina e serotonina pode causar vários transtornos importantes como, alucinações, delírios, paranoia e mania. Todas estas reações neuroquímicas podem causar sérios problemas à saúde comportamental das pessoas. Precisamos criar ambientes saudáveis que sejam incapazes de elevar os níveis de estresse dos nossos colaboradores. São estas e outras situações que tem feito nossa sociedade padecer e apresentar vários distúrbios comportamentais que tem comprometido os relacionamentos entre pessoas e cada vez mais produzindo condutas inadequadas nas empresas, ou seja, no ambiente de trabalho.

Precisamos criar ambientes saudáveis longe de estresse evitando assim uma serie de fatores que podem adoecer nossos colaboradores. A forma como tratamos os nossos colaboradores é muito importante, podemos ser responsáveis por desencadear estas reações químicas capazes de desestabilizar o humor e consequentemente reduzindo o rendimento e gerando níveis de estresse como agitação, nervosismo e insatisfação.

Algumas dicas são importantes para regular e estimular as nossas reações neuroquímicas para manter o controle de nossas emoções e bem estar como por exemplo a prática de atividades  de exercícios físicos, esta atividade ajuda a liberar um hormônio chamado de endorfina que tem a capacidade de regular a dor e também de provocar relaxamento. 

A prática da Espiritualidade também é um fator muito importante que leva o ser humano a um estado de reflexão pessoal, diminuindo a produção de cortisol, controlando os níveis de dopamina e serotonina e também tem um papel importante na diminuição dos níveis de adrenalina causadores de estresse intenso. A espiritualidade melhora a respiração, a hipertensão arterial por diminuir o neurotransmissores voltando os níveis normais de cortisol, serotonina e dopamina causando sensações de bem estar, de controle emocional, de tomada de atitudes mais acertadas.

Precisamos pensar em nós mesmos, como agimos e como vivemos. O que eu quero abordar neste artigo é que precisamos trabalhar nossos lideres e nossas empresas a proporcionar ambientes equilibrados, motivadores, capazes de entender o ser humano na sua complexidade porque se não pararmos para gerenciar nossas vidas, ou seja, ajudar as pessoas a gerenciar suas emoções vamos perder ótimos profissionais devido a falta de controle emocional causadas pelos estímulos neuroquímicos que desencadeia sérios problemas como desânimos, falta de motivação, e até acarretando a tão famosa doença do século que é a depressão. Cada vez mais pessoas têm utilizado medicamentos para mudar o percurso das doenças psicopatológicas. Acredito que uma vida saudável, um ambiente amigável, conversar, dialogar, expor os problemas de forma tranquila e equilibrada pode contribuir para o bem estar das pessoas e o sucesso pessoal e profissional, por isso que estímulos externos são extremamente importantes para viver o bem estar. 

 

 

Frei Mariano Freitas (Farmacêutico Bioquímico)

Paulo Ricardo Freitas Virginio

CRF - 35592

Farmacêutico Bioquímico pela Unoeste – Universidade do Oeste Paulista               

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas