Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

19/08/2014
Clara! Ô Clara! Me diga o porque?
O dia de Santa Clara, 11 de Agosto, é tradicionalmente uma data que marca a história da Associação e da Fraternidade. Santa Clara foi missionária por meio da oração e intercessão para as obras...

O dia de Santa Clara, 11 de Agosto, é tradicionalmente uma data que marca a história da Associação e da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.


É a data em que a Fraternidade recebeu o decreto diocesano como Associação Pública de Fiéis, o que significa o 


acolhimento da instituição pela Igreja, que a autoriza anunciar e exercer sua missão em nome da própria Igreja.


É data em que a Providência de Deus manifesta sua graça: há 20 anos o Hospital Mãe da Divina Providência (Hospital de Jaci) iniciou suas atividades. Data em que recebemos a doação do prédio do Hospital Nossa Senhora das Graças na Providência de Deus, em São José do Rio Preto.


Também é a data em que muitos de nossos frades iniciaram sua vida de consagrados, recebendo o hábito; e muitos outros professaram seus votos, isto é, comprometeram-se a viver como Jesus viveu, e assumir para suas vidas o próprio projeto de vida de Jesus na construção do Reino.


São Francisco e Santa Clara podem ser entendidos como faces de uma mesma moeda: Se São Francisco foi o missionário ativo, Santa Clara foi missionária por meio da oração e intercessão para as obras franciscanas. Nós, como frades na Providência de Deus, entendemos que Santa Clara ainda intercede por nós e, por isso, tantas graças se concretizaram na vida da Associação e Fraternidade neste dia.


Se nos tornamos uma presença forte na missão de curar e anunciar, repetindo o abraço de São Francisco nos que são excluídos hoje, temos certeza na fé e no coração, que se deve à valorosa intercessão da primeira franciscana, da primeira mulher que assumiu o compromisso de viver o Evangelho como São Francisco de Assis.


Como ela mesma já dizia: “Jesus é a ponte entre aquele que tudo pode e as criaturas que de tudo precisam. Seja você também uma ponte que liga os que têm de sobra, com aqueles que sentem falta de tanta coisa”.


Santa Clara; Rogai por nós!


Ouça a cantiga de Santa Clara, por Pe. Zezinho, scj



Frei Tarcísio, npd

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas