Associação
Fraternidade

Fraternidade /

Artigos

11/03/2017
2° Domingo da Quaresma
Transfiguração do Senhor
 Paz e Bem

Caríssimos irmãos e irmãs mais uma vez somos agraciados pela liturgia e nesse 2º Domingo da Quaresma o Senhor nos concede a graça de vermos um pouquinho aqui na terra o que é o céu.

Por isso que na oração inicial da Eucaristia, rezamos: Deus de infinita bondade, que nos mandais ouvir o vosso amado Filho, fortaleça-nos com o alimento interior da vossa palavra, de modo que, purificado o nosso olhar espiritual, possamos alegrar-nos um dia na visão da vossa glória. Como será uma benção na nossa vida se compreendermos essa verdade de fé pra cada um de nós.

No evangelho Jesus se transfigura diante de Pedro Tiago e João, mas o que é a transfiguração,  Segundo São Leão Magno: "Para que os apóstolos con­cebessem com toda a sua alma essa ditosa fortaleza, não tremessem ante a aspereza da cruz, não se envergonhassem de Cristo e não tivessem por degradante o padecer... manifestou-lhes o esplendor de sua glória, porque, embora cressem na majestade de Deus, ignoravam o poder do corpo sob o qual a divindade se ocultava... Pois, estando ainda revestidos da carne mortal, não podiam ver e compreender, de modo algum, a inefável e inacessível divindade, visão reservada na vida eterna para os limpos de coração" (Sermão 51).

 Transfigurar significa mudar de figura, assim Cristo se resplandece diante dos discípulos, sendo um convite a cada um de nos a fazermos a santíssima vontade de Deus nosso pai, somente suporta a cruz os desafios, as agonias, quem consegue se lembrar do céu. Por isso São Paulo na 2ª Leitura nos lembra:  Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus..  Assim todos nos podemos viver a graça de Cristo pra suportarmos a cruz que é um convite constante não de sofrimento, mas de doação por amor.

Que possamos fugir da tentação de Pedro que diz: «Mestre, como é bom estarmos aqui!. Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias».

A tentação de Pedro pode ser que seja a nossa também, meus amados irmão é tão bom permanecermos nas montanhas da graça de Deus, mas o convite de Jesus é outro de sair de ir ao encontro do nosso próximo. Como nosso querido Papa Francisco vem nos pedindo isso pra sermos uma Igreja de saída, que vai as periferias aos calvários existências, pra dizermos que Deus é Misericórdia.

Oxalá meus amados irmão nossas atitudes sejam cada vez mais atitudes transfiguradas, onde se tem ódio que se transfigure o amor, onde se tem tristeza que se transfigure a alegria, e tantos outros sentimentos. E não esqueçamos nos vamos ate o altar pra comungarmos, mas depois voltamos pro quotidiano da vida, não mais só, mas com Ele que como nos lembra do salmo 26: O Senhor é minha luz e salvação:

a quem hei-de temer?

O Senhor é protector da minha vida:

de quem hei-de ter medo?

            Um abraço forte e um bom fim de semana a todos.

 

            Em São Francisco de Assis



                    Frei Joel Souza, fnpd

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas