Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Barco Hospital São João XXIII na Providência de Deus
Brasil / Amazonas / Manaus
(17) 3283 9070

Endereço
Rua Padre Francisco, 50 - Fundos 350 - Bairro Santo Antonio
Manaus - AM
O Barco Hospital São João XXIII atuará dentro do estado do Amazonas, levando saúde e assistência as comunidades ribeirinhas e indígenas no Rio Amazonas e calhas dos seus afluentes, que enfrentam dificuldades para receber o atendimento médico, tendo de realizar longas viagens de barco para chegar a um hospital ou unidade de saúde. 

O Barco Hospital São João XXIII, tem 48 metros de comprimento com 4 pisos, contará com tecnologia e estrutura hospitalar moderna com consultórios médicos, consultórios odontológicos, consultório oftalmológico, sala de medicação, sala de vacinação, leitos de enfermaria, leitos de internação, sala de procedimentos, centro cirúrgico, sala de recuperação pós-anestésico, equipamentos de diagnóstico, raio-X digital, ultrassom/ecocardiograma, mamógrafo digital, eletrocardiograma, além de ter um laboratório de análises clínicas, também está prevista uma farmácia para distribuição de medicamentos. Essa estrutura coloca a disposição da população um atendimento completo em saúde que vai desde a consulta com o médico, diagnóstico, caso necessário a intervenção cirúrgica e medicação. A embarcação terá o apoio de duas “ambulanchas”, que serão utilizadas para visitas domiciliares, remoção de pacientes em intercorrências, deslocamento de suprimentos e planejamento das expedições junto as comunidades ribeirinhas.

O projeto é uma parceria com o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, através dos recursos provenientes nos autos de processos que tramitam na 12ª Vara do Trabalho de Manaus-AM e Parintins-AM, que indicou, apoiou e solicitou a transferência dos recursos para a aquisição, adaptação e custeio do Barco Hospital São João XXIII. “Esse Barco é de transformação social, de transformação de vidas, de resgate da dignidade humana para muitas pessoas que estão sem acesso à saúde, é com muita alegria que a através da destinação desses recursos que foram decorrentes de danos causados a sociedade, o Ministério Público do Trabalho consegue devolver a comunidade amazonense, algo útil e necessário a população.” salientou Dr. Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador do Trabalho da 11ª Região. “Temos a certeza que teremos resultados incríveis, atingindo uma população distante, no mesmo modelo que acontece na calha norte do Pará, e vou além esse projeto não é apenas um projeto de saúde e sim um projeto de humanização, porque onde o Barco Hospital chega, ele distribui amor, carinho, alimentos, tratamento, medicação, ou seja, ele é transformador” reiterou Dr. Ronaldo José Lira, Procurador do Trabalho da 15º Região. “Quantas forças este projeto consegue fazer uma convergência em prol à saúde e da vida das pessoas mais necessitadas, assim afirmamos que a experiência de sucesso do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus será transferida para nosso querido Barco Hospital São João XXIII, e que colocamos na Providência de Deus, porque isso significa, estar dentro da vontade de Deus.” disse Frei Francisco Belotti, Presidente e Guardião Geral da Fraternidade.

Também o projeto recebeu recursos oriundos de pagamento de multa através do Aditivo ao Termo de Ajuste de Conduta nº 158/2014, firmado pelo Ministério Público do Trabalho uma Fabricante de Motocicletas, nos autos do Procedimento IC nº 000736.2008.11.000/3, que foi destinado para a compra de equipamentos hospitalares do Barco Hospital. 

Toda a sustentabilidade para o custeio de sua operacionalização será feito mediante o apoio do Sistema Único do Saúde, de entidades públicas, civis e religiosas, com destaque para a Missão Central Franciscana da Alemanha, além de outras doações que são feitas por meio de empresas brasileiras e estrangeiras. A empresa Marfrig já firmou o compromisso e contribui com o projeto e também a Arquidiocese de Manaus, através do Arcebispo Dom Leonardo Ulrich Steiner que abriu as portas da igreja e se colocou a disposição da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. 

O nome da embarcação é uma homenagem ao Papa João XXIII, a previsão para que o Barco Hospital São João XXIII seja inaugurado e entre em operação no primeiro semestre de 2024, a embarcação está na fase final com a instalação dos equipamentos e testes.
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas