Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Conviver Madre Regina na Providência de Deus
Brasil / Ceará / Fortaleza
(85) 3478-2707

Endereço
Rua: Tenente Marques; 131
Bairro: Presidente Kennedy
CEP: 60.356-150
O projeto Conviver Madre Regina na Providência de Deus é uma co-gestão da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus com a Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). A missão da instituição é o acolhimento de famílias e mulheres em situação de rua na capital Cearense.


A inauguração do Conviver Madre Regina se deu com apoio da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, que dou o prédio do projeto para a Associação e Fraternidade. Esse passo foi fundamental para que nós Franciscanos na Providência de Deus iniciássemos nossa missão no nordeste brasileiro.


O abrigo de famílias e mulheres de Fortaleza estava localizado em outra região, num prédio precário. No acolhimento, entende-se todas as configurações familiares, sejam mulheres com ou sem os seus filhos, casais com ou sem filhos, pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que sejam travestis, que em todos os casos estejam em situação de rua, ou risco de vulnerabilidade social.


Como abrigo de famílias em situação de rua, também acolhemos famílias de imigrantes de diversas nacionalidades e que estejam em risco de vulnerabilidade social, necessitando de acolhimento pelo período em que procuram colocação no mercado de trabalho, liberando a vaga para outras famílias.


O acolhimento é para até 50 pessoas, onde temos quartos para as mulheres e seus filhos, quartos para os homens que estejam com suas famílias, quartos para o público LGBT e quarto para senhoras idosas e pessoas com necessidades especiais no térreo.


O prédio conta com uma ampla capela, onde a espiritualidade é uma das peças chaves na re socialização, pois entendemos que independente da religião que os acolhidos professem, deva ser dado um espaço para o desenvolvimento e descoberta de Deus em sua vida, apesar de todas as dificuldades que já tenha passado em sua situação de rua até o momento, como um dos pilares na formação de cidadão ético responsável e comprometido consigo mesmo pela espiritualidade.


Temos também uma brinquedoteca, onde as crianças encontram a possibilidade de um brinquedo para alegrar ludicamente seu dia a dia no abrigo, além da Biblioteca com muitos livros infantis e também para os adultos, desde livros didáticos, como literatura brasileira, todos recebidos em doação da comunidade local.


Uma das principais características do Acolhimento de Famílias neste espaço são as oficinas de aprendizagem e laborterapia, como: a oficina de costura, oficina de informática, oficina de fabricação de vassouras de garrafas Pet e a oficina de culinária, que procuram ressignificar qualificando para o trabalho, orientando e ensinando um ofício que poderá ser útil na geração de renda familiar, possibilitando uma reinserção social, embasada não somente em renda mais também no sentido dado ao trabalho como contribuição social na manutenção da estrutura familiar, de vínculos antes muito frágeis e na possibilidade de ter seu espaço de moradia digna.


O apoio social da comunidade paroquial local é uma das características preponderantes para o bom andamento das atividades do Conviver Madre Regina na Providência de Deus, pois propicia um intercâmbio da comunidade acolhida no abrigo, com a comunidade local, que tomou a missão do Conviver como sua, nos auxiliando com doações e como voluntários, além de utilizarem o espaço do auditório para suas reuniões, catequeses, palestras, grupos de oração e espiritualidade, festas e toda esta atividade auxilia e muito na interação social e na re socialização das famílias aqui acolhidas.


O Conviver Madre Regina na Providência de Deus é o Evangelho vivo, onde diariamente entramos em contato com o Cristo pobre e sofrido em situação de rua, ou feito criança com seus pais, sem teto, "a caminho do Egito", na "fuga de Herodes", na personificação do tráfico, ou como o Cristo estrangeiro, fugindo de outro país; é de fato o Cristo em suas múltiplas faces de dor e sofrimento, em busca de conforto, alimento, roupas, teto, auxílio e reinserção social.
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas