Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Humanitas Brasil
Brasil / Paraná / São Jerônimo da Serra
(43) 3267-1282

Endereço
São Jerônimo da Serra - Pr / Estrada do Tigre, Km01 / Cep: 86270-000
Associação Filantrópica Humanitas é uma entidade civil de caráter filantrópico, beneficente e assistencial, fundada em 08 de setembro de 1977 pelo Padre Haruo Sasaki, com o objetivo principal de dar assistência médica, social e ambulatorial aos hansenianos, seus familiares e demais pessoas carentes e necessitadas, tudo gratuitamente.

  


Durante a Semana Santa, numa visita do Pe. Haruo Sasaki acompanhado de um amigo, no mês de abril de 1972 em São Jerônimo da Serra - Paraná, andando pela cidade encontrou um hanseniano que se escondia entre faixas enroladas nos braços, com grande preocupação, ao buscar saber mais dessa realidade descobriu a existência de muitos na mesma situação, pessoas carentes que viviam humildemente escondendo-se nos montes e vales da região. Sensível a tudo isso e na angustia de querer ajudar, procurou o prefeito da cidade para pedir apoio, porém deparou-se com a inexistência de recursos.

    


Então buscou ajuda externa para iniciar um trabalho com essas pessoas. Entretanto foi correspondido não só aqui em nosso país, mas por outros, como pelos conterrâneos japoneses, alemães e outras nações que enviaram ajuda, em prol dos trabalhos a serem desenvolvidos. Assim, desde a sua fundação até os dias de hoje a entidade sobrevive de doações

    


Com muito trabalho e com a doação feita por uma família de Tóquio, Pe. Sasaki conseguiu comprar cinco alqueires de terras e assim iniciar os trabalhos. O prédio do ambulatório foi doado por uma Paróquia dos Estados Unidos, a residência das irmãs foi construída pela Colônia Japonesa e a capela doada pela mesma família que doou as terras.

    


Em data de 28 de julho de 1979 foi lançada a Pedra Fundamental desta entidade, contando com a presença do Bispo da Diocese de Yokohama, Japão, D. Estevão Hamao, ao qual coube, para nossa honra, a benção da Pedra Fundamental e inauguração efetiva, da construção do prédio principal dando continuidade às já intensas atividades, pois desde a fundação os trabalhos progrediram incessantemente. Em agosto do mesmo ano, com a inauguração do centro médico e serviço social com o apoio do professor Tonetaro Ito da Universidade de Osaka – Japão, foi iniciado as atividades médicas para os 120 doentes, número que chegou a 325 no mesmo ano.

    


Em 1980, estiveram aqui em visita os Doutores Germano Traple, Kiyotaka Sonnada e Toshiko Matsumoto, que conheceram e contribuíram com os trabalhos desenvolvidos. Foi também neste mesmo ano que chegaram três freiras Enfermeiras da Congregação do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki para somar esforços até o presente momento.

    


Em 1981 houve a primeira Assembléia com a presença do professor Tonetaro Ito, professor Mitsugu Nishimura e Doutor Yuki Moriguchi, iniciando ao atendimento à domicílio dos Hansenianos, também nesse mesmo ano, na busca de aprimoramento, foi realizado estágio em Manaus e no Japão.

    


Em 1984 houve o início das doações de roupas usadas do Japão, visita das irmãs superioras da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki. Ampliação do ambulatório, atingindo no momento aproximadamente 700 m².

    
Atualmente a entidade conta com dois médicos especialistas em Dermatologia e Hansenologia, os doutores Mauro Filgueiras Mendes e Lúcia Emiko Imazu, ambos voltados à pesquisa, pois para evitar a discriminação dos hansenianos, foi ampliado o serviço para dermatologia em geral contando com amplo laboratório de Análises Clínicas, sala de pequenas cirurgias, enfermaria e estrutura suficiente para o atendimento necessário.

    


É evidente o crescimento desta entidade, pois atualmente abrange mais de 60 Municípios de nosso Estado, bem como inúmeros Municípios de outros Estados. Finalmente fazemos notar que já oferecemos cursos de Hansenologia e Dermatologia Sanitária em diversas épocas contando com apoio de Universidades e Regionais de Saúde.

    


Recebemos constantemente visitas no campo da Dermatologia e Hansenologia as quais sempre ficam encantadas com o trabalho desenvolvido pela equipe.


Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas