Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus
Brasil / Pará / Óbidos
(17) 3283-9070

Endereço
Base do Barco: Rua Siqueira Campos, 50
Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém-PA, sua base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, não existe no Brasil uma embarcação com esta estrutura hospitalar. 

Os recursos para a construção do Barco Hospital Papa Francisco são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado, em 2013, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15 - Campinas) com a empresa Raízen Combustível (antiga Shell/Basf) e o Ministério Público do Trabalho. O Procurador do Trabalho, Dr. Ronaldo José de Lira, destaca a importância do alcance da ação. "Acredito muito nesse projeto como exemplo de sucesso. Sabemos que grande parte da região beneficiada está abaixo da linha da pobreza. Não é apenas um projeto de saúde e sim um projeto humanitário".

A origem da iniciativa nasceu durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, quando tivemos a honra de receber o Papa Francisco em nosso Hospital no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa perguntou ao Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu "Não!", imediatamente o Santo Padre disse: "Então devem ir!".

A partir daí, procuramos obedecer a mais este chamado com grande amor, e assumimos dois hospitais naquela região: em Óbidos e em Juruti. Esse primeiro passo tornou inevitável outro: "É uma realidade muito especial; percebemos que a população que vivia nas margens do rio amazonas, tinha dificuldade em chegar aos hospitais, então pensamos que o único meio era o hospital ir até elas, como a Igreja que o Papa Francisco quer, que vá ao encontro das pessoas" conta Frei Francisco.

O Barco Hospital Papa Francisco é o caminho para levar saúde e assistência à população ribeirinha; tem como apoio aos atendimentos, duas "ambulanchas" que atuam em conjunto com o Barco Hospital, enquanto uma faz as triagens nas comunidades para otimizar os atendimentos, a outra é munida de equipamentos de urgência e emergência para fazer a retaguarda para quaisquer intercorrências mais graves. Além de todo o trabalho de saúde, o Barco Hospital tem a coordenação de um sacerdote Frade Franciscano que é o responsável em levar a palavra de Deus, espiritualidade e a humanização a todos os atendidos pelas equipes médicas voluntárias.

Os atendimentos ocorrem desde setembro de 2019, e também conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Saúde (SESPA) por um termo de fomento e já conta com mais de 300 mil atendimentos realizados nas expedições na região da Calha Norte do Estado do Pará, no Rio Amazonas. 

LIGUE E SAIBA COMO VOCÊ PODE NOS AJUDAR: (11) 4200-8080 

USE A CHAVE PIX PARA DOAR (11) 97682-9708

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas