Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Núcleo Ed. Santo Afonso na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Porto Primavera-Rosana
(18) 3284-1783

Endereço
Rua Paraná, Quadra 105, Primavera
19.274-000

O Núcleo Educacional Santo Afonso na Providência de Deus – Semeando o Futuro – é um projeto de assistência a crianças em horário inverso ao escolar. Tem como objetivo primordial formar e preservar as crianças de hoje para o futuro de amanhã.

Localizado em um ponto em que a infância está ameaçada pelas condições de pobreza e exploração, o município de Rosana é um local em que o Projeto Semeando o Futuro pode ser decisivo para garantir um amanhã de esperança para aquelas famílias que ali se encontram.  A cidade fica no Pontal do Paranapanema, considerada uma das três regiões mais pobres do Estado de São Paulo. Zona de conflito de terras e assentamentos, a área está em posição privilegiada, próxima às divisas com o Paraná e Mato Grosso do Sul.

O Núcleo foi fundado em janeiro de 2009. Desde então, as crianças com idade entre 6 e 14 anos que vivem nessa cidade do Pontal do Paranapanema são atendidas em período inverso ao horário escolar para o desenvolvimento de inúmeras atividades. Por meio de propostas educativas e lúdicas, o Projeto tem o objetivo de retirar as crianças das ruas, enquanto os pais e responsáveis estão ausente trabalhando. As atividades de lazer e de aprendizagem têm a intenção de formar cidadãos conscientes para o futuro.

No Projeto, as crianças recebem reforço Escolar, participam de ações sócio-educativas, têm apoio a atividades escolares, são inseridas em atividades culturais e artísticas como dança, teatro, atividades físicas e práticas desportivas como futebol, vôlei e outras. Além disso, são integradas a atividades psicopedagógicas e de lazer e recreação. Além disso, há a administração de aulas de informática. Todas as atividades têm a intenção de formar cidadãos conscientes para o futuro.
O material e estrutura necessários para a integração infantil ao desenvolvimento das atividades propostas pelo Semeando o Futuro é fornecido pela Associação: refeições, lanches, material didático pedagógico e uniformes.

Os familiares das crianças atendidas pelo Semeando o Futuro também recebem acompanhamento por parte dos profissionais da unidade que acolhe os pequenos cidadãos do futuro. Para a Associação, cuidar do público infantil é garantir o futuro de cada criança e uma sociedade mais justa e solidária posteriormente.

História
 
O Projeto Semeando o Futuro foi idealizado a partir da experiência da Associação e Fraternidade com a dependência química. A procura pela recuperação crescia ao longo dos anos, e Frei Francisco Belotti percebeu que era preciso cuidar não apenas das conseqüências causadas pelo álcool e outras drogas, mas prevenir o uso dessas substâncias. E o melhor caminho para a prevenção é a educação, o cuidado e a assistência.

Em Porto Primavera, a Associação já cuidava do Hospital Regional desde 2007, que até então mantido pela CESP. A Companhia dispunha de um outro espaço, que estava desativado. Ela então cedeu o local à Associação para a implantação de um Projeto Semeando o Futuro.

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas