Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Jaci
(17) 3283-9090

Endereço
Rua Maria Joana do Amaral Mendonça, 950
Centro
CEP: 15.155-000

 O Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus, localizado em Jaci, São Paulo, é um hospital especializado no acolhimento e atendimento de pessoas portadoras de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT). Os assistidos são acometidos de paralisia cerebral e 90% deles possuem lesões cerebrais extensas. Eles apresentam perda quantitativa em suas funções cognitivas, emocionais e motoras, apresentando síndromes e sintomas variados.

O Hospita-Lar foi inaugurado no dia 4 de abril de 1998, inicialmente em uma chácara, onde hoje funciona o Lar Santa Clara na Providência de Deus. Em 2 de novembro de 2001, foi inaugurado o novo prédio do hospital, com uma estrutura ampla, arejada e planejada especialmente para os pacientes. O prédio é anexo ao Hospital Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Dessa forma, os pacientes têm acesso direto, irrestrito e imediato a cuidados médicos.

A obra nasceu a partir de um pedido do então governador de São Paulo, Mário Covas, a Frei Francisco Belotti, presidente da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Pacientes com múltiplas deficiências graves, antes abrigados em um hospital de São Paulo, precisavam ser transferidos, pois o local seria desativado. Ao conhecer a situação dos pacientes, Frei Francisco viu em cada um a figura do leproso dos dias atuais, que o carisma da Associação e Fraternidade pede para ser abraçado.

Frei Francisco disse sim ao governador, e acrescentou: “quero receber os pacientes que nenhuma outra instituição quiser.” E assim, diversas instituições do Estado escolheram os assistidos que podiam ou queriam abrigar. Os 120 pacientes que restaram chegaram a Jaci no dia 4 de abril de 1998. O desafio para recebê-los foi muito grande. Grande parte dos assistidos eram acamados ou precisavam ficar restringidos. Aos poucos, a equipe foi aprendendo a entendê-los e a estrutura do hospital foi se adequando às necessidades de cada um. Desde o primeiro momento, porém, cada paciente foi acolhido e amado.

Hoje, o Hospita-Lar Santa Catarina na Providência de Deus é referência estadual no acolhimento e tratamento de pacientes portadores de deficiências graves fora de possibilidade terapêutica (FPT). Dentro das limitações de cada um, os assistidos são estimulados a desenvolver ao máximo suas potencialidades. A evolução ocorre progressivamente, a partir do trabalho persistente e constante da equipe. Dessa forma, eles são estimulados a serem tão independentes quanto possível, para que tenham, dia após dia, uma melhor qualidade de vida. O trabalho gerou muitas histórias de superação ao longo desses anos. Pacientes que chegaram acamados hoje se locomovem e são capazes de realizar pequenas atividades diárias.

As internações são realizadas de acordo com critérios técnicos. Por isso, para solicitar uma internação, é preciso agendar uma visita com o serviço social do hospital. As internações são realizadas de acordo com a disponibilidade de vagas.

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas