Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus
Brasil / São Paulo / Pirapozinho
(18) 3269-5344

Endereço
Rua Ivan Jacinto Guimarães, 333
Pirapozinho - SP

O Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus, está localizado na cidade de Pirapozinho, na região de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Uma comunidade terapêutica que realiza atendimento gratuito para homens que buscam a recuperação contra o vício do álcool e das drogas.


A comunidade foi criada em meados de 2010 para acolher e tratar os assistidos, ajudando-os a recuperarem a dignidade e a cidadania roubada pela droga. No local, são atendidas pessoas de qualquer segmento da população, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso das pessoas atendidas.



Os pacientes chegam à comunidade com a estrutura psíquica bastante comprometida.  O corpo também está debilitado pelo uso contínuo dos entorpecentes. A higiene pessoal e a alimentação precisam ser acompanhadas durante o início do tratamento.



O tratamento é composto por quatro ciclos; cada ciclo é de quatro a cinco semanas, geralmente. O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico e monitores. Por dia, são servidas entre quatro a cinco refeições, todas supervisionadas por um profissional especializado.



Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a dimensão espiritual, para que o paciente redescubra a sua fé, com a presença de religiosos.  Uma das principais características da unidade em Pirapozinho é o envolvimento com a comunidade local. Com apoio da Paróquia, a comunidade está situada no antiga Cidade Dom Bosco, um local que, no passado, já abrigou projetos sociais. Semanalmente há celebrações de missas, atividades em grupo, todas com iniciativa da comunidade local.



Como o atendimento é totalmente gratuito, ações para captar recurso são realizadas, por exemplo, com o arrecadação e lançamento das Notas Fiscais Paulista, venda e produção de hortaliças, venda de pões, doces e a realização tradicional da Festa da Mandioca, que reúne cerca de 3 mil pessoas em dois dias de festa com mais de 10 pratos típicos da raiz, música e atrações culturais.



A comunidade é organizada de forma que toda a rotina do paciente tenha uma finalidade terapêutica: a acolhida dos funcionários, o convívio com eles e outros internos nos momentos de refeição e trabalho, por exemplo, são essenciais para restabelecer o convívio social rompido pela dependência. O tratamento permite que o paciente construa um conjunto de possibilidades a serem exploradas, de modo que ele crie vínculos e tenha chances de expressar-se. As ações terapêuticas o ajudam a resgatar o sentido necessário à construção e ou reconstrução de sua identidade histórica.



No período, elas realizam atividades laborais, além de executarem pequenos trabalhos domésticos (limpeza e organização dos dormitórios e da casa em geral, horta, jardinagem e culinária). Todas as atividades ajudam as internas no processo de recuperação.



A família das pacientes também é acompanhada pela equipe. Quando a dependente química adoece, a família adoece junto (co-dependência). Para o sucesso da recuperação da paciente e sua reinserção na sociedade, é indispensável que a família esteja preparada para recebê-la. Os atendimentos são pessoalmente e por telefone. A partir do segundo ciclo, as pacientes passam um final de semana por mês em casa para o processo de ressocialização. Todas as dificuldades enfrentadas por elas são trabalhadas na volta da internação, para assim prepará-la a enfrentar os problemas do dia a dia.



A cada encerramento de ciclo, os pacientes retornam a seus lares. O tempo é necessário para que se renovem, aos poucos, os laços familiares, geralmente rompidos pela dependência química. Durante a internação do paciente, sua família também é acompanhada pela equipe.  Não só o usuário é vítima da doença dependência; quem está próximo a ele também precisa de tratamento. O apoio permite que as relações quebradas se restabeleçam, para que o paciente, no fim de sua caminhada, encontre um ambiente diferente daquele que deixou o que certamente vai estimulá-lo a manter-se afastado da droga.



Para ser acolhido no Lar São Miguel Arcanjo, é preciso primeiro passar em um dos quatro Ambulatórios de Álcool e Outras Drogas mantidos pela Associação para avaliação e diagnóstico. Se o caso for para internação, o paciente será encaminhado para uma das nove casas de recuperação da entidade, de acordo com a disponibilidade de vagas.O Lar Santa Comunidade Terapêutica para tratamento intensivo de dependentes químicos do sexo masculino. Tem capacidade para 30 pacientes.

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas