Associação
Fraternidade

Notícias

08/07/2020
Barco-Hospital Papa Francisco chega a 45 mil atendimentos na Amazônia
Expedições do hospital flutuante levam ações de saúde a populações ribeirinhas isoladas
Servir ao próximo. É com esse propósito que há um ano iniciava uma das missões mais aguardadas por populações isoladas do interior da Amazônia. O Barco-Hospital Papa Francisco, construído também em homenagem ao pontífice da Igreja Católica, já mudou a vida de muitas pessoas que não teriam como ter acesso à saúde nos grandes centros.
Nesse período de um ano, celebrado nesta semana, já foram realizados cerca de 45 mil atendimentos durante expedições que levam serviços básicos de saúde às comunidades, principalmente as ribeirinhas.
Levado pela águas barrentas e fortes do imponente Rio Amazonas, o "Papa Francisco" atende ao menos 12 municípios, beneficiando mais de 700 mil pessoas. O barco está sob responsabilidade e administração da Associação Lar de São Francisco da Providência de Deus, que administra os hospitais em Óbidos e Juruti, no oeste do Pará.

Para Frei Joel Jousa, que coordena o hospital flutuante, as missões não levam apenas ações, mas sim esperança àqueles que pouco têm acesso ao mínimo, a garantia da saúde.

Estrutura hospitalar adaptável

O Hospital Flutuante possui 32 metros de comprimento e comporta consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrassom, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro.
As equipes do “Papa Francisco” também atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, além de triagem para pesquisas, em parceria com as universidades, nas patologias de maior incidência na região.

Luta contra a Covid-19

Assim como o vírus avança nos grandes centros, ele também percorreu os rios e chegou em áreas com pouco acesso. Para atender a pacientes com sintomas da Covid-19, o Barco-Hospital foi morada de equipes de saúde do Governo do Pará, que atenderam no final de junho e início de julho, pacientes com sintomas gripais de 10 municípios do oeste do Pará. A cada uma cidade foi visitada.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas