Associação
Fraternidade

Notícias

27/10/2016
Fraternidade vai construir barco para atuar na região amazônica
"O barco chegou. E ele tem rumo: o coração de todos os trabalhadores das comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas."
A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus vai construir um Barco Hospital para atender cerca de mil comunidades ribeirinhas do rio amazonas, em 12 municípios do Baixo Amazonas no Pará. A população da área corresponde a mais de 650 mil pessoas.

Os recursos para a construção do Barco são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), as empresas Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Quimica) e Basf S/A e o Ministério Público do Trabalho. O projeto está orçado em R$ 24,5 milhões.


O Hospital Flutuante terá 48 metros de extensão, e vai comportar consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Também serão realizadas em parceria com as universidades que enviarão equipes de médicos e residentes.


A transferência simbólica de valores foi realizada ontem a tarde, em cerimônia no TRT de Campinas. O desembargador Lorival Ferreira dos Santos entregou o documento a Frei Francisco Belotti, fundador da Fraternidade. “É uma alegria poder compartilhar deste projeto que o senhor realiza a partir de Jaci”, disse.


O procurador do Ministério do Trabalho, Ronaldo José de Lima, destacou a importância do alcance da ação. “Acredito muito neste projeto. Sabemos que grande parte da região beneficiada está abaixo da linha pobreza. Não será apenas um projeto de saúde ou de pesquisa. Será um projeto humanitário”, disse. “Tinha que ser algo especial. Aqui tem a vida de 60 trabalhadores. De centenas de trabalhadores”, completou o procurador, em referência às vítimas de contaminação pelas empresas autuadas.


As vítimas foram homenageadas por Frei Francisco e seus colaboradores. Ao som do violino, cada um dos presentes simbolicamente entregou uma rosa branca para fazer memória aos trabalhadores. Em seguida, o religioso agradeceu o empenho e a confiança do MP e do TRT, e reforçou a certeza de que o Barco foi gerado no coração de Deus. “Eu não sabia de onde ele viria, nem como, nem quando. Mas sabia que estava no coração de Deus. E hoje o barco chegou. E chegou com um rumo: o coração de todos os trabalhadores das comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas.


O PROJETO


A Fraternidade está presente na região amazônica desde 2013, após um pedido particular do Papa Francisco à Frei Francisco. Atua na Santa Casa de Óbidos e no Hospital 9 de Abril, em Juruti.


É uma realidade muito especial. Grande parte do ano, as ruas ficam submersas. Existem muitas pessoas, muitas comunidades ribeirinhas que não conseguem chegar aos hospitais. Então pensei que o único meio era o hospital ir até elas”, conta Frei Francisco.


O Barco percorrerá as águas do rio amazonas e será o caminho para levar saúde e assistência a população ribeirinha, os hospitais de Óbidos e Juruti, serão referência para os casos de mais complexidade diagnosticados no percurso. Ao se aproximar das comunidades, uma “ambulancha” irá a frente para iniciar as triagens e otimizar os atendimentos.


O presidente do sindicato dos químicos, autor da ação, Vinícius Casconi, também ressaltou o alcance que terá o barco. “Sabemos que fará a diferença na vida das pessoas.”

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas