Associação
Fraternidade

Notícias

28/06/2016
Frei Francisco visita a Missão no Haiti
Sua visita marcou a inauguração do novo Centro de Nutrição Dra. Zilda Arns na Casa São Francisco
Na última semana (21/06), a Casa Francisco de Assis na Providência de Deus, em Porto Príncipe no Haiti, recebeu a visita tão esperada e aguardada do fundador e presidente da Associação e Fraternidade, Frei Francisco Belotti, na companhia de Gilmar Santos, um dos primeiros a acreditar e a ajudar o frei nos primórdios do Lar São Francisco em Jaci-SP, na pequena casa de recuperação de dependentes químicos.

Frei Francisco se inteirou de todas as atividades realizadas pela missão, e conclui dizendo “precisamos planejar o futuro, vim aqui para pensarmos no futuro dessa missão. Eu tinha um sonho inicial ao vir ao Haiti, e sinto que esse sonho permanece, creio que essa seja a vontade de Deus”.

Entretanto o momento especial estava reservado para a sexta feira (24/06), com a inauguração do novo Centro de Nutrição Dra Zilda Arns, uma homenagem a médica brasileira fundadora da Pastoral da Criança (além da Pastoral do Idoso) que salvou e ainda salva milhões de vidas no Brasil e no exterior. Ela morreu no Haiti, vítima do terremoto em 2010, enquanto lutava para viabilizar a implantação da Pastoral nessa terra com objetivo de salvar e dar dignidade a tantas vidas.

Foi preparada a Celebração da Vida com a presença de cerca de 150 mulheres, mães e gestantes, acompanhadas das crianças que freqüentam o centro de nutrição e acompanhamento às gestantes. O ápice se deu com o depoimento de algumas mães que tiveram suas vidas transformadas graças ao apoio encontrado em nossa missão.

No final da tarde, a celebração eucarística com a comunidade local foi animada pelo coral de 50 vozes de senhoras e senhores que freqüentam o terço mariano semanalmente em nossa missão. Assim, impulsionado pela força do Espírito Santo e confiante na Providência Divina que nunca desampara, Frei Francisco anunciou a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, assim como uma maternidade para que as mulheres possam ter seus filhos com dignidade.

Abaixo um testemunho de uma mãe que é acompanhada pelo Centro de Nutrição Dra Zilda Arns:

“Quando descobri que estava grávida me desesperei, senti que aquele não era o momento, não podia ter aquele filho, não queria ter aquele filho, não tinha o pai da criança, não tinha condições financeiras e não desejava, só atrapalharia a minha vida, dizia ela. Foi então que procurei a enfermeira Mirian, fui até sua casa, pedi sua ajuda para abortar, queria orientação de remédio, chá, ou algum procedimento para tirar aquela criança. Ela pediu para esperar e quando voltou disse que poderia me ajudar, e me convidou para vir até aqui, na Casa São Francisco de Assis. Eu não queria a princípio, disse que queria abortar, então ela insistiu e eu fui. Chegando aqui fui bem acolhida, foi um dia que tinha uma celebração diferente, e os freis e a irmã fizeram um momento de oração e explicaram a beleza da vida, que a criança gerada em nosso ventre não é um problema, mas um dom, um presente de Deus. Eles convidaram a gente a colocar a mão no ventre e conversar com a criança, a sentir o que ela sente e falar o quanto ela é amada e desejada, pois explicavam que ela sente tudo o que eu sentia e desejava. Depois eles mesmos abençoaram nossas vidas impondo as mãos sobre mim e depois sobre o ventre. Naquele momento senti algo diferente, algo mudou em mim, passei a olhar aquela criança com outros olhos, amá-la e desejá-la. Aqui encontrei todo apoio para permitir que meu filho nascesse, e hoje sou toda feliz em tê-lo entre os braços”

Frei Afonso e Frei Gabriel agradeceram a Deus pela presença revigorante do Frei Francisco e do Gilmar na missão “foi um tempo de Deus (Kairós), de graça, de convivência fraterna” disse Frei Afonso.

Em 2010, a Associação e Fraternidade comemoravam 25 anos de vida, e pensando em como agradecer por esta caminhada. A notícia e as conseqüências do terremoto o motivaram a repetir o abraço de São Francisco de Assis no povo haitiano. Frei Francisco viu no sofrimento dos Haitianos um apelo da Divina Providência, e em fevereiro de 2011, iniciou a missão em Porto Príncipe enviando os primeiros frades, Frei Gabriel e Frei Davi, esse ano a Casa São Francisco de Assis na Providencia de Deus completou 5 anos e tem as portas abertas para crianças, gestantes e seus familiares, que precisam de atendimento médico, alimentação e educação. Todos que passam por lá recebem um prato de comida e também os medicamentos necessários para o tratamento de saúde.

Próxima etapa da Missão é a inauguração de uma maternidade para que as mulheres possam ter acompanhamento e ter seus filhos com respeito e dignidade.

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas