Associação
Fraternidade

Notícias

05/03/2015
Cartão-postal de Pirajuí Lar Irmã Dulce completa 15 anos
Unidade abriga hoje 238 pacientes e conta com equipe de mais de 300 colaboradores
O Hospital-lar Irmã Dulce na Providência de Deus, de Pirajuí (SP), completa nesta quinta-feira (05/03) 15 anos de atendimento à população. A unidade acolhe hoje 238 pacientes de ambos os sexos e é reconhecida como um “cartão-postal” no município de aproximadamente 23 mil habitantes.  

A unidade fará uma cerimônia religiosa interna para marcar o aniversário. Paralelamente, o Hospita-lar tem participado das atividades em comemoração ao centenário de Pirajuí, que será celebrado em 29 de março.

“Fomos convidados a participar de praticamente toda a programação festiva, que inclui leilões beneficentes, jantares e exposições. Isso mostra o carinho que a comunidade local tem pelo nosso trabalho”, disse a coordenadora da instituição, Milena Formagio.

O reconhecimento da população pirajuiense é resultado de uma missão iniciada em março de 2000, quando o presidente nato da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), Frei Francisco Belloti, assumiu a responsabilidade do prédio que estava abandonado há mais de 50 anos.

Nessa época, a Associação havia firmado parceria com a Secretaria de Estado da Saúde para atender pacientes remanescentes do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, localizado em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, que estava sendo desativado. Parte desses pacientes estavam abrigados no Lar Santa Catarina na Providência de Deus, em Jaci, e em outras instituições. No entanto, o número de pacientes que precisavam de ajuda era muito grande.

A estrutura do imóvel foi totalmente reformada para melhor abrigar os pacientes, a maioria deles neurológicos, psiquiátricos e sem estrutura familiar.

Atualmente, conforme Formagio, a unidade dispõe de 250 leitos para internação e uma equipe com 317 colaboradores, entre enfermagem, limpeza, cozinha, lavanderia, médicos, cuidadores (pajens) e equipe técnica (fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros). 

*Texto Iury Greghi
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas