Receber pacientes e acompanhantes de forma acolhedora e humanizada é uma das diretrizes do serviço de atendimento em todas as unidades mantidas pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF). Para aprimorar essas técnicas, a equipe de recepcionistas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Presidente Prudente participou de um treinamento com a psicóloga do Centro de Educação e Treinamento do Hospital Regional, Vanessa Bonfim de Souza.
De acordo com Souza, antes mesmo de zelar pelo bom relacionamento com os pacientes, é preciso compreender que o respeito e o companheirismo entre os colaboradores é fundamental para a melhora no ambiente da instituição.
“Atender o paciente da melhor maneira possível é relativamente fácil, mas no dia-a-dia não colocamos isso em prático com nossos próprios colaboradores, gerando um ambiente de desarmonia e até mesmo de competição”, expõe.
Com o foco no aprimoramento das relações entre os funcionários, os participantes do treinamento fizeram uma série de dinâmicas que demonstravam a importância de ajudar e colaborar com o colega durante as atividades cotidianas.
Em seguida, assistiram a uma aula que esclarecia conceitos de acolhimento, humanização, entre outros relacionados ao trabalho das recepcionistas.