Associação
Fraternidade

Notícias

19/08/2014
Fraternidade São Francisco de Assis completa 14 anos
Votos religiosos, vestição, ordenação sacerdotal e inauguração de unidade hospitalar são atividades que marcam a data
A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus completa 14 anos neste mês de Agosto. A data do reconhecimento de associação pública de fiéis é de 11 de agosto de 2000, quando o decreto foi assinado pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, então bispo da Diocese de São José do Rio Preto.

Esta data (11 de Agosto) é reconhecida pela igreja com festa de Santa Clara e, durante esses anos, vem sendo tradicionalmente marcada pelas ações da providência de Deus na vida da congregação.


Várias atividades foram realizadas em alusão as festividades. Entre elas, a vestidura de duas irmãs do ramo feminino da fraternidade, que agora conta com quatro religiosas, a profissão dos primeiros votos de quatro religiosos, ordenação sacerdotal de dois frades, além da inauguração do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) anexo ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em Jaci. A data também lembra 20 anos de fundação da unidade hospitalar e doação do prédio que abriga o Hospital Nossa Senhora das Graças em São José do Rio Preto.


Em 2000 a fraternidade contava com 30 frades. Atualmente, conta mais de 60 e no ramo feminino, quatro irmãs.


Na Igreja existem, para além dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, outras associações em que os fiéis, clérigos e/ou leigos, de acordo com o Código de Direito Canônico (cf. cc. 298-329) e os respectivos estatutos, procuram, em comum, prosseguir algum dos objetivos consentâneos com a sua missão.


As associações em que os seus membros, vivendo no meio do mundo o espírito de algum Instituto Religioso, levam vida apostólica e tendem à perfeição cristã, sob a orientação do mesmo Instituto recebem o nome de Ordens Terceiras ou outro congruente (cf. cân. 303). As que promovem o culto público podem denominar-se: Confrarias, Irmandades ou outra forma adequada. Há duas espécies de associações de fiéis, cuja instituição, organização e funcionamento são aqui genericamente regulamentados como públicas e privadas.


O decreto de aprovação diocesana significa que a Igreja reconhece a Fraternidade São Francisco de Assis como associação pública de fiéis, e sendo assim, parte integrante da igreja, o que habilita a desenvolver a missão com a responsabilidade de ser e representar a igreja.


Como tudo começou


Padre Nélio Belotti, hoje Frei Francisco, sempre teve muito claro que o sacerdócio vai muito além das palavras da pregação, ele se concretiza na prática do amor, na caridade.


Desde pequeno nutriu admiração pela vida de São Francisco de Assis. Quando diácono partilhou em retiro, com o pregador que desejava viver como o pobre de Assis, e dedicar-se aos portadores de hanseníase.


Qual não foi seu espanto, quando o pregador cheio do Espírito Santo, disse-lhe que a lepra de nosso tempo, não era a mesma do tempo de são Francisco. Assim aconselhava-o a meditar em abraçar a lepra de hoje.


Das palavras do pregador, tomadas como manifestação da vontade de Deus, nasceu o desejo de dedicar-se em aliviar os sofrimentos daqueles que sofrem com a lepra do século: AS DROGAS.


Assim do desejo de viver radicalmente o sacerdócio, seguindo o mandato do amor, nos passos de São Francisco de Assis nasceu primeiramente a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, que conta hoje com diversas e diversificadas obras, e logo depois a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.


Para conhecer mais sobre a fraternidade CLIQUE AQUI

 

Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Frei Francisco e D. Orani na assinatura do decreto

Veja também

Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas