Associação
Fraternidade

Associação /

Nossas Obras

Lar de Emaus na Providência de Deus
Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
(21) 99390 8311

Endereço
Endereço: Avenida das Missões, 18 – Bairro Cordovil

Telefone: (21) 99390 8311

Email: ouvidoria@alsf.org.br
O Lar de Emaus na Providência de Deus, localizado em Rio de Janeiro, é uma comunidade terapêutica para a recuperação de dependentes químicos.

A casa foi fundada em 11 de setembro de 2019 para acolher, e tratar os dependentes químicos, ajudando-os a recuperarem a dignidade e a cidadania roubadas pela droga. No local, são atendidas pessoas de qualquer segmento da população, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político ou religioso das pessoas atendidas.

Os pacientes chegam à comunidade com a estrutura psíquica bastante comprometida. Eles não têm autoestima e possuem poucas condições de sociabilidade. O corpo também está debilitado pelo uso contínuo dos entorpecentes. A higiene pessoal e a alimentação precisam ser acompanhadas durante o início do tratamento.

O tratamento se divide em quatro ciclos de aproximadamente 33 dias cada. O trabalho é desenvolvido por uma equipe técnica multidisciplinar, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais entre outros. Além da dimensão física e psíquica, o tratamento contempla a dimensão espiritual, para que o paciente redescubra a sua fé.

A comunidade é organizada de forma que toda a rotina do paciente tenha uma finalidade terapêutica: a acolhida dos funcionários, o convívio com eles e outros internos nos momentos de refeição e trabalho, por exemplo,

são essenciais para restabelecer o convívio social rompido pela dependência. O tratamento permite que o paciente construa um conjunto de possibilidades a serem exploradas, de modo que ele crie vínculos e tenha chances de expressar-se. As ações terapêuticas o ajudam a resgatar o sentido necessário à construção e ou reconstrução de sua identidade histórica.

A cada encerramento de ciclo, os pacientes retornam a seus lares. O tempo é necessário para que se renovem, aos poucos, os laços familiares, geralmente rompidos pela dependência química. Durante a internação do paciente, sua família também é acompanhada pela equipe. Não só o usuário é vítima da doença dependência; quem está próximo a ele também precisa de tratamento. O apoio permite que as relações quebradas se restabeleçam, para que o paciente, no fim de sua caminhada, encontre um ambiente diferente daquele que deixou o que certamente vai estimulá-lo a manter-se afastado da droga.
Fotos - Clique sobre uma miniatura para ampliá-la
Rádio Online

Facebook

Endereço

Rodovia Vicinal João Joaquim Telles Filho, Km 3
CEP 15155-000 - Zona Rural - Jaci - São Paulo - Brasil

Telefone/Fax

17 3283-9070
17 3283-9090

Redes Sociais

YouTube Facebook Twitter
© Todos os direitos reservados
por Diginova - Sites e Sistemas